


Medicina Ortomolecular


Questoões de Ética Médica
No Brasil, a formação em medicina ortomolecular não é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, pois não existe residência médica para a especialidade. Assim, os médicos que praticam a medicina ortomolecular não podem ser registrados como especialistas.
Entretanto, a previsão legal da autonomia do médico no diagnóstico está prevista no artigo 5º, inciso II, da Constituição Federal, que estabelece o direito à livre manifestação do pensamento, à liberdade de expressão e à liberdade de exercício profissional, desde que obedecidos os preceitos legais e éticos da profissão.
Segundo o Código de Ética Médica, é Direito do Médico: Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente.
E segundo o Art. 32 deste código é vetado ao médico "Deixar de usar todos os meios disponíveis de promoção de saúde e de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, cientificamente reconhecidos e a seu alcance, em favor do paciente."
Nossa abordagem ortomolecular é complementar aos meios diagnósticos reconhecidos e às terapêuticas homeopática, de medicina natural e alopáticas quando necessárias; as condutas orientadas são de modificações de hábitos de vida, através de dietas e exercícios reconhecidamente essenciais para prevenir e controlar a maioria das enfermidades. A prática ortomolecular não prevê danos para as pessoas quando praticada com seriedade, caráter clínico e científico.
O que é a medicina ortomolecular?
A medicina ortomolecular é uma terapia complementar destinada a equilibrar as moléculas do organismo reduzindo os radicais livres, ou seja, pelo controle dos excessos de fatores inflamatórios promove o reequilíbrio das funções celulares, considerando a necessidade de vitaminas e minerais em cada pessoa.
Em minha prática, a decisão de quais vitaminas e minerais são necessários e não prejudiciais é feita pela Análise Mineral Capilar, exame que mostra as deficiências e excesso de minerais no organismo e orienta o que, de fato, está sendo necessário no caminho do reequilíbrio. Dessa forma, evitamos os excesso de certas vitamina e minerais, que, no momento, possam ser prejudiciais. Por exemplo, os excessos de prescrição de vitamina D estão trazendo distúrbios como a calcificação dos órgãos e tecidos, e a Análise Mineral vai revelar quem deve ou não ingerir esta vitamina com segurança, nas doses e duração adequadas.
Além de tratar os distúrbios, a Medicina Ortomolecular, quando acompanhada de orientação e prática de um estilo de vida e de alimentação adequada, faz a prevenção de enfermidades crônico degenerativas e pode ajudar a inibir o aparecimento de algumas doenças comuns do envelhecimento, como artrite, cataratas ou câncer, por exemplo, todas doenças agravadas causadas e agravadas pelos radicais livres. A correta reposição de vitaminas e minerais, por um tempo limitado, segundo avaliação do estado metabólico e a gravidade do desequilíbrio em cada pessoa, reduz a quantidade de radicais livres, moléculas instáveis produzidas pelo próprio organismo que produzem as lesões celulares, e evita que o corpo esteja constantemente em processo de inflamação.
Os radicais livres são resultados das reações químicas em nosso organismo, mas sua produção exagerada revela que algo está errado no cuidado do organismo ou que alguma enfermidade está presente. Dentre os fatores que aumentam a formação de radicais livres estão o consumo de alimentos processados, açúcar, refinados, mas também poluição, raios ultravioleta, consumo de álcool e cigarro e até excesso de exercícios aeróbicos.
Os exercicios aeróbicos, por exemplo, para produzirem energia para o movimento, produzem grande carga de agentes oxidativos que, a despeito da importância da atividade física para a saúde,, provocam sérios problemas cardiovasculares e ostemusculares, como vemos em atletas profissionais. Por isso o conhecimento da fisiologia e fisiopatologia assim como a alimentação com redução de carboidratos e processados ;e importante para saúde do atleta e de quem pratica atividades aeróbicas.
O excesso de Radicais Livres causa forte impacto no sistema imunológico, desencadeando envelhecimento precoce e diferentes enfermidades crônico degenerativas e enfermidades específicas de acordo com a predisposição individual.
Portanto, além de ser uma “terapêutica para os famosos”, a Medicina Ortomolecular é um complemento importante a ser acrescentado no processo de tratamento de enfermidades crônicas, de câncer e de preparação para uma gravidez,
A promoção do equilíbrio de vitaminas e minerais tem efeitos benéficos e muitas vezes indispensáveis para tratar problemas de sono, sobrecargas mentais e emocionais, sobrecarga física, transição de fases hormonais desequilibradas na adolescência, no climatério e e no caminho para terceira idade. Atua como importante coadjuvante nos tratamentos químicos e radiológicos de enfermidades graves.
Muitas pessoas têm também excesso de metais pesados no organismo, como chumbo, mercúrio e arsênico. A Análise Mineral Capilar é o método de excelência para detectar tais intoxicações e orienta a quantidade de vitaminas e minerais necessários para promover a desintoxicação.
Análise Mineral Capilar
A Análise Mineral Capilar, reconhecida como o método mais adequado para identificar presença de metais pesados como cadmio, chumbo, mercúrio e outros metais tóxicos serve também como referência de como nosso organismo está processando e armazenando as vitaminas e minerais e auxilia a orientar a correção dos níveis desses elementos.
O cabelo próximo da raiz, retirado da região próxima da nuca, é um material que permite investigar os valores médios dos nutrientes relativos ao periodo de 2 meses, permite a investigação do estado nutricional e seus efeitos no metabolismo, embora este método ainda careça de uma harmonização internacional de suas técnicas e métricas. A Análise Mineral Capilar também orienta como promover esse reequilíbrio, que repercute no estado hormonal, no funcionamento do sistema nervoso, vascular, digestivo e renal.
A dosagem sanguínea, também importante, serve para avaliar o estado nutrológico em pacientes com enfermidades estabelecidas, mas suas informações sofrem variações muito rápidas, uma vez que o corpo tenta manter a homesotase.
Desde 1990, utilizamos os métodos desenvolvidos pelo laboratório Trace elements INC, reconhecido internacionalmente por pesquisadores como de excelência para diagnóstico das intoxicações, dos níveis corporais de minerais e das necessidades de vitaminas, da composição da dieta necessários para promover a desintoxicaçao e o equilíbrio do organismo.
Avaliação do metabolismo da glicose e da insulina
Desde 2008 venho realizando a avaliação das curvas glicêmica a insulínica de 4 horas. Diferentemente da glicose e Insulina de jejum, as curvas revelam de meus pacientes para definir mais profundamente a produção de insulina e a seus impactos nos demias hormonios que a Insulina elevada estimula a Hipófise a produzir: TSH, LH, Cortisol, etc levando a diferentes patologias conforme a constituição física e a predisposiçãogenética individual.
Com o experimento de um mês de dieta sem carboidratos refinados, açúcares e alimentos processados e de posse das curvavas glico-insulinicas de 4 horas e com a avaliaçao das mudanças percebidas por ele - no sono, funionamento intestinal, pele, reações emocionais, disposição e outros diversos sintomas, é possivel explicar a fisiopatologia das enfermidades presentes e levar o paciente a uma maioor adesão na mudança do estilo de alimentação e de consumo.
Noss método auxilia a pessoa a mudar e a influenciar seus familiares ou as pessoas com quem convivem, resultando me melhores condiçoes de saúde e o desenvolvimenot d euma cultura de mais cuidado com a alimentação. outro fator estimulante é a reduçao dos gastos familiares com a alimentação.


Cuidados da criança
As crianças frequentemente questionam seus cuidadores quando observam uma incongruência entre o que é dito e o que é praticado.
As mudanças alimentares induzem a uma aceitaçao natural do que é melhor, até porque eles observam em seus pai as mudanças físicas, comportamentais e de humor. e se dizem que faz bem à saúde e praticam, elas querem "fazer o que é certo".
Mudança alimentar na adolescência
Ser adoelescente significa comecar a buscar seu próprio modo de viver e descobri o mundo. Portanto, ou o adolescente entra na busca de um estilo de vida por si mesmo, ou entra num grupo que defende ideias diferentes das dos seus pais, sempre buscando crescer e descobrir o mundo por si mesmo.
Por isso, quando os pais se preocupam com a alimentação dos adolecentes, fica mais difícil obter mudanças, até que eles se deparem com a necessidade de se cuidar, apesar do grupo em que estao inserido.
Mas se ele próprio busca, o caminho é mais curto.
O exemplo respeitoso
A prática do comer saudável ou não é cultural, ou seja, construida na vida diária, resultado da observação dos costumes da familia ou grupo social em que estamos inseridos.
Os antagonismos a esses costumes sempre geram reações aversivas e de auto defesa, pois estar em grupo e seguri suas regras representa uma forma de proteção contra as adversidades.
Por isso oriento meus pacientes a evitarem dizer que estao em dieta, e, embora mudem o que vão comer, continuar a preparar aquilo que a familia está acostumada.
Dessa forma cada um vai reagir e aderir ao novo método do cozinheiro ao seu tempo.


Não se trata de orientar dieta como um nutricionista, mas de dizer o que deveria ser ensiando na escola e na formação básica de todas as pessoas.
Considero a homeopatia, ao lado da abordagem higiênico dietética, da cirurgia e da medicina intensiva que sustenta a vida nas situações extremas, a verdadeira medicina.
Trabalho para que ela seja reconhecida como um direito por e para a sociedade.
