A clinica é soberana - e a prevenção também!
- Instituto Aleema
- 5 de out. de 2022
- 2 min de leitura
A clínica é soberana!
Esse adágio é bem verdadeiro, sobretudo nos dias de hoje, em que o adoecimento é mais complexo.
Não quero dizer que as doenças são mais complexas, mas o adoecimento o é. Não é só o rim ou o coração afetado que estão doentes. Nosso organismo funciona como um sistema com suas parte todas integradas. Quando aparece a lesão, um órgão doente, ele apenas é o ponto mais frágil do sistema e sinaliza que o todo já vem sendo comprometido há algum tempo. Os sinais desse comprometimento são o cansaço, a ansiedade, o acúmulo de gordura, as gripes de repetição, a má digestão, o intestino que funciona mais ou menos, o colesterol, a glicose ou a pressão elevados.
Esses sintomas são sinal de que o corpo está tentando reagir à sobrecarga a que estamos submetendo-o. O adoecimento evolui progressivamente. No início se alteram as sensações, surge a indisposição, o cansaço, a ansiedade, uma sensaç~~ao de mal estar e de falta de alegria aparentemente sem motivo. Em seguida vêm as alterações que indicam uma tentativa de resistência - o coleterol, a glicose e ou a pressão se elevam, a gordura se acumula no organismo. Sim, a gordura é um mecanismo de defesa, ela é uma tentativa de conter o estrago que o excesso de carboidratos provoca: inflamação. Aparecem também o refluxo, o mau funcionamento intestinal, a má digestão, as alergias - que são alterações no funcionamento e servem de alerta. Se esse alerta não for levado em consideração ou medicado, o adoecimento avança para uma lesão - gastrite, úlcera, pólipos, tumores, cistos.... E se a sobrecarga continua, podem ocorrer lesões que são mais graves que as alterações nas funções, como entupimento ou rompimento das artérias, mutações genéticas, lesões neurológicas ou outros tipos de enfermidades incuráveis. Quando um órgão ficou doente é porque o corpo faz mais uma tentativa de se defender.

Podemos fazer uma cirurgia para extrair a gordura, tomar remédios para o colesterol, a glicose ou a pressão, e até ser socorridos de um infarto ou AVC, mas se não corrigirmos o que está afetando nosso organismo, nossa saúde vai com certeza piorar, até porque os efeitos adversos dos medicamentos, por mais necessários que sejam na crise, tendem o acentuar as agressões que nosso corpo está sofrendo.
A clínica - soberana - inclui, portanto, conhecer seu estilo de vida e reconhecer o que pode estar comprometendo seu organismo e orientá-lo em como melhorá-lo - enfaticamente e apoiando-o - para que você realmente consiga o resultado em termos de reequilíbrio orgânico e o restabelecimento da saúde plena. A demora em fazê-lo pode tornar o adoecimento incurável e levar a incapacidades e sofrimento. A procura por um diagnóstico ampliado e orientação pode ser bastante interessante para quem deseja se proteger eficazmente.
Prevenção é não só evitar doenças, mas promover sua qualidade de vida!
Comments