Acne, Pelos: Os Sinais que Podem Indicar Problemas de Saúde no Futuro

A puberdade é um período de mudanças significativas no corpo e nas hormônios, e para muitas jovens, isso pode incluir o desenvolvimento de características secundárias como acne e aumento da quantidade e espessamento de pelos, compromete a auto-estima na adolescência. Embora essas mudanças possam ser consideradas normais na adolescência, é importante estar ciente de que esses sinais, quando exacerbados, persistentes e acompanhados por outros sintomas,como sobrepeso e estrias podem ser indicativos de problemas subjacentes, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP) e alterações endócrinas que levam a problemas no funcionamento corporal e podem indicar problemas de saúde no futuro.

A SOP é uma condição hormonal que afeta os ovários e pode se manifestar com uma série de sintomas, incluindo irregularidades menstruais, acne persistente, hirsutismo (aumento de pelos em áreas típicas de homens, como rosto, peito e costas) e ganho de peso. Embora esses sintomas possam ser desconfortáveis e afetar a autoestima dos jovens, eles também podem fornecer pistas importantes sobre possíveis desequilíbrios hormonais, metabólicos e saúde reprodutiva.

Adolescente obesa
A autoimagem está relacionada a autoestima

A busca por tratamentos estéticos para lidar com a acne e o hirsutismo é compreensível, mas é crucial que os profissionais de saúde estejam envolvidos na avaliação desses sintomas, especialmente quando eles são persistentes ou severos. O tratamento estético pode ser uma solução temporária para melhorar a aparência, mas abordar a causa subjacente é fundamental para garantir a saúde a longo prazo. Além disso, a presença de SOP na adolescência pode indicar um risco aumentado de complicações de saúde no futuro. A SOP está associada a um maior risco de resistência à insulina, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e infertilidade.

Em nossa prática observamos que a atenção precoce a esses sinais e o tratamento adequado com Homeopatia e orientações para adoção de uma dieta saudável contribuem para regular a atividade hormonal, reduzir a expressão dos sinais de desequilíbrio e regularizar e preservar a saúde reprodutiva e metabólica, além de representarem um treinamento para o cuidado da saúde ao longo da vida.

Portanto, é fundamental que os jovens e seus cuidadores estejam cientes de que o aumento da acne e dos pelos na puberdade, especialmente quando acompanhados por outros sintomas, pode ser um indicativo de problemas subjacentes, como a SOP e que necessitam de um abordagem e orientações adequadas capazes de evitar problemas de saúde no futuro.

Consultar um profisisonal para avaliação que possa ter um olhar preventivo e intervir na orientação do estilo de vida é crucial para garantir que esses problemas sejam abordados adequadamente, não apenas para melhorar a aparência, mas também para preservar a saúde geral, reprodutiva e a qualidade de vida.