top of page

Doenças autoimunes e a conexão com a alimentação

Dra Nazira Scaffi _

Vamos falar da conexão das doenças autoimunes com a alimentação moderna.


Estudos publicados em revistas médicas respeitadas, como o Lancet, o British Medical Journal e o International Journal of Gastroenterology, sugeriram que o intestino permeável provoca doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatóide e muitos outros problemas de saúde, incluindo alergias, autismo, depressão, eczema, psoríase, síndrome metabólica e, possivelmente, muitas outras doenças que agora estão sendo vistas como condições autoimunes pela primeira vez.


Nessa direção, diferentes pesquisadores se aproximam da ideia de que as condições intestinais e a flora intestinal estão relacionadas à maioria das condições autoimunes. Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) uma das primeiras universidades do mundo em pesquisa, descobriu que o Bacteroides fragilis, uma estirpe de bactérias presente em 70% a 80% dos seres humanos, ajuda o sistema imunológico a manter o equilíbrio ao apoiar funções anti-inflamatórias.


Em estudos com animais, os pesquisadores provaram que, quando B. fragilis está presente, ele basicamente atua como um árbitro, ajudando a restaurar um equilíbrio pacífico entre as células imunes pró e anti-inflamatórias. Infelizmente, esta é uma das bactérias que se tornaram ameaçadas na história recente, devido a alimentação rica em açucares que age como um conservante e aos próprios conservantes presentes nos alimentos. Os pesquisadores da acreditam que a redução da população bacteriana intestinal pode estar diretamente relacionada ao nosso rápido aumento nas condições autoimunes.


Relacionado à porta gastro-intestinal de estimulação de sistema imunológico, seria importante remover alimentos e fatores que prejudicam o intestino, substituindo-os por alimentos naturais que devolvam o equilíbrio da flora intestinal e reduzam os efeitos inflamatórios decorrentes do mecanismo de defesa frente aos alimentos agressores.


Um distúrbio autoimune desencadeado por fatores externos pode afeta diferentes órgãos, sistemas e funções como cérebro, pele, boca, pulmões, tireoide, articulações, músculos e funções do trato gastrointestinal. Esse distúrbio está também relacionado à gênese das Doenças Crônicas não transmissíveis, como Diabetes, doenças cardiocvasculares, câncer e depressão.



Vale a pena aprender a cuidar da alimentação! Conheça a Comunidade de Autocuidado do Instituto Aleema, Programa de educação em saúde que ensina, estimula e habilita você para assumir as rédeas de sua saúde em suas mãos e contribui para a saúde de toda a família. :-)


Mais informações no site do Instituto Aleema.





 
 
 

Comentários


bottom of page